segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Romaria pela vida.

          Hoje em dia  um dos assuntos mais comentados é o meio ambiente. Campanhas que começaram a partir da década de 60, pouco tempo depois da III Revolução Industrial. Mas muito tempo antes disso, um grande sábio já havia previsto esses perigos.
          Vivia no sertão caririense  aquele que marcou a vida de milhares e milhares de seres humanos. E quem é esse? O "Santo do Nordeste" , padre Cícero Romão Batista. Homem simples, mas com muitas diferenças das demais pessoas.
          Antes mesmo de se criarem defensores do meio ambiente, havia seus ensinamentos, conselhos insuperáveis, mas que infelizmente são (e eram) vividos por poucos. São os "PRECEITOS ECOLÓGICOS DO PADRE CÍCERO", que são:

* "Não derrube o mato nem mesmo um só pé de pau."
* "Não toque fogo no roçado nem na catinga."
* "Não caçe mais e deixe os bichos viverem"
* "Não crie o boi nem o bode soltos; faça cercados e deixe o pasto descançar para se refazer."
* "Não plante em serra acima nem faça roçado em ladeira muito em pé; Deixe o mato protegendo terra para que a água não a arraste e não se perca a sua riqueza."
* "Faça uma cisterna no oitão de sua casa para guardar a água de chuva."
* "Repreze os riachos de cem em cem metros, ainda que seja com pedra solta."
* "Plante cada dia pelo menos um pé de algaroba, de caju, de sabiá ou outra árvore qualquer, até que o sertão seja todo seja uma mata só."
* "Aprenda a tirar proveito de  das plantas da caatinga, como a maniçoba, a favela e a jurema; elas podem ajudar a conviver com a seca."
* "Se o sertanejo obedecer a estes preceitos, a seca vai aos poucos se acabando, o gado melhorando e o povo terá sempre o que comer."
* "Mas, se não obedecer, dentro de pouco temp o sertão todo vai virar um deserto só."

           Milhares de defensores ambientais aplaudem cada vez mais esses pensamentos. Historiadores da Região do Cariri mostram que esse Homem Santo nunca morrerá nos nossos corações, e estará sempre presente em nossas vidas.
           E para encerrar duas perguntas: Será que vale a pena desmatar para você ter luxúria, do que ter sempre aquela sombra pra conversar com os amigos? Será que realmente é bom viver assim?

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Pages

Tecnologia do Blogger.